Untitled Document
Principal Contra Cheques Fotos Dicas de Segurança Expediente Legislação Humor Fale Conosco
-  Página Principal
Notícias Anteriores

05/05/2013

Tecnologia para monitorar o crime em Goiás

Os comandantes de batalhões da Polícia Militar (PM) e a Secretaria de Segurança Pública e Justiça do Estado de Goiás (SSPJ-GO) já estão usando uma ferramenta que permite acompanhar em tempo real e on-line todos os dados gerados pelos atendimentos realizados pelos policiais nas ruas de cada município goiano. O Sistema de Controle Operacional (Siscop) - programa desenvolvido pela própria equipe de gestão de sistemas operacionais da PM - visa controlar a produtividade da polícia e, consequentemente, reduzir os índices de criminalidade.
As ocorrências geradas pelo número de telefone 190 e aquelas encontradas pelos policiais nas ruas normalmente são cadastradas no Sistema de Atendimento à Emergências (Siae). Conforme explica o gestor de sistemas operacionais da PM, major Tayrone Jácome Brito, o Siscop busca essas informações que estão no banco de dados e divulga para quem acessa o programa. “Ao acessar o sistema, os comandantes visualizam as ocorrências do dia, a localização das viaturas, qual a equipe que utiliza os veículos e onde estão sendo realizadas ações preventivas”, destaca.
Com o controle minucioso dos dados, o comandante sabe qual tipo de crime tem ocorrido com maior frequência em cada bairro, em cada rua e em que horários. “Com as informações reunidas pelo sistema em mãos, o comandante de cada região pode planejar com exatidão as estratégias de combate ao crime. Agora eles sabem quais são os horários e locais onde ocorrem os crimes e podem direcionar as ações de prevenção que vão ser realizadas por cada viatura”, afirma Brito.
ATUALIZAÇÃO
As ocorrências são atualizadas pelo sistema a cada dez minutos, o que permite que os comandantes organizem as atividades preventivas com mais rapidez. “Antes do Siscop a PM fazia um planejamento de ações preventivas por semana, porque era necessário fazer planilhas e cruzar dados, processo que leva tempo. O sistema vai agilizar muito o trabalho de combate ao crime”, ressalta o major.
O titular da SSPJ-GO, Joaquim Mesquita, possui em sua sala três monitores de TV de 50 polegadas por onde ele tem acesso ao Siscop. “Monitoro diariamente todas as informações disponibilizadas pelo sistema em tempo real e assim posso cobrar dos comandantes por regiões a realização de ações em áreas críticas”, disse. O sistema também permite ao secretário acompanhar a produtividade dos policiais. “Por meio da ferramenta sei onde está cada policial, quem está fazendo horas extras ou não”, diz.
Conforme Mesquita, a ferramenta irá permitir que o efetivo policial seja utilizado com maior eficiência. “Se eu sei exatamente onde está o problema posso usar a força de trabalho que possuo para focar as ações preventivas que consequentemente irão resultar na redução da criminalidade”, disse.

O popular

 

Untitled Document
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do site ocorrenciaspoliciais
2008 - 2012 © Ocorrências Policiais - Todos os direitos reservados. Acessos: 18018 usuários online Desenvolvimento maabweb.com.br

Warning: mysql_free_result(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/ocorr659/public_html/noticias_destaque2.php on line 123